Notícias da Arte no Pará
Tito Miranda - Sarmento, paraense, nasceu em Belém no dia 6 de fevereiro de 1960. Filho de (Militar do Exército) e Mãe (doméstica). Tito Miranda é o quinto, de 10 irmãos.
Desde criança gostava de pintar, interpretar e escrever poesias.
Em 1973 estudou em colégio de freiras (Marabá), mas terminou (praticamente o segundo grau) no Colégio Militar de Fortaleza – CE (1980), destacando-se como um dos melhores alunos da língua Portuguesa.
Estou Balé clássico na Academia Hugo Bianchi (Fortaleza) e Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará... Ainda em fortaleza, atuou como ator nas aulas integradas (tele-aulas), na extinta TV Educativa (1979). Atualmente TV Ceará, canal 5. Já na capital paraense (1983), assinou contrato com grupo de artistas brasileiros para trabalhar no exterior.
De volta à Belém -PA, a partir de 1984 começou a dar aula de dança moderna, baby class e ginastica estética, com base nas aulas que recebeu em Fortaleza-Ce. No mesmo ano, ocupou uma sala na academia que trabalhava montando um pequeno salão de beleza. O sucesso foi tanto que ficou impossível conciliar as aulas de ginástica com o atendimento ao clientela.
Até mesmo o plano de fazer uma faculdade ficou distante, pois os horários de saída do trabalho eram, no mínimo, 21 horas. Ficando inviável a oportunidade de aprofundar-se nos estudos.
Então, paralelo a profissão de cabeleireiro, começou a escrever para o jornal Amapá, na função de colunista social, depois para Jornal dos Municípios e Amapá Estado. Também usou a emissora TV Equatorial, na qual apresentava um programa de entrevistas, todos os sábados a partir das 12hs, de nome “PERSONA BY TITO MIRANDA”.
Em 2016, o Sindicato de Jornalistas do Estado Pará, entendeu que Tito Miranda fosse contemplado com o registro de jornalista, embasado nos mais de 100 exemplares publicados no jornal INFORMATIVO CABANO, ao longo de 10 anos na cidade de Vigia-PA.
Onde residiu de 2005 a 2020, prestando serviços de informação às cidades de Colares, São Caetano de Odivelas e Vigia de Nazaré.
Na mesma cidade (Vigia) Tito Miranda recebeu várias homenagens, como: Título Honorífico de Cidadão Vigiense, Certificado de Amigo da Polícia Militar (3ª BPI-PA), Certificado de Amigos do Bombeiro (17º GBM-Vigia), entre outros. Obras literárias (ainda não publicadas). “Revista ABC do Cão” e, o Conto “O Pedido a Virgem”. Este último em andamento. Só para reforçar, Tito Miranda, além de escritor e jornalista também exerce a profissão de designer gráfico, cabeleireiro e artista plástico.