Notícias da Arte no Pará
EMISSÃO DA CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda -SEASTER realizou na última quinta-feira (29) de maio, a emissão de Carteiras Nacional do Artesão, também conhecida como Carteira de Trabalho do Artesão para os profissionais de Santa Izabel, Santo Antônio do Tauá, Bujarú e Vigia de Nazaré. O evento iniciou às 9h na Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro ((Juazeiro), e encerrou às 5 da tarde do mesmo dia. Com intervalo para almoço oferecido pela organização.
A solicitação da referida ação é uma iniciativa da senhora Nilze Rodrigues, titular da Ong. UCAMEPA, onde atua em Santa Izabel do Pará há mais de 25 anos.
As coordenadoras de empreendedorismo e economia solidária da SEASTER Dione Matos e Silvia Reis ficaram satisfeitas com a grande procura de artesãos para adquirirem a carteira, e também o cadastro de empreendedorismo, no setor gastronomia.
-Segundo informações, equipes de coordenadores da SEASTER estão nesta missão desde o início do ano atendendo os município, conforme as demandas. Infelizmente, muitos município de difícil acesso, ou que não procuram a Secretaria não tem como fazer uma cobertura mais abrangente. Então existe uma grande preocupação das equipes em cobrir determinadas localidades dos 144 municípios paraenses.
No caso do Município de Santa Izabel já tinha uma demanda antiga, que aconteceu em 2019, com ação em Castanhal. A reportagem do Informativo Cabano apurou que, neste momento, houve uma demanda maior, quanto a atualização das carteiras, já que a validade para renovação são de 6 anos.
É importante está em dia com sua habilitação, já que a atualização da carteira só pode ser feita pós validade, e nunca antes. Lembrando, a carteira é um recurso para o acesso ao mercado de trabalho, qualificação entre outros benefícios.
É bom frisar também que, as novas carteiras estão com designer modernos, novo visual. Porém permanecendo os mesmos dados: Nome, CPF, número do SICAB, as técnicas, tipologia e o produto que trabalha. Esses dados na carteira são importantes porque os artesão passam por uma curadoria, tanto no município como no SEBRAE, que facilita identificar o tipo de matéria prima, e o trabalho que está sendo ofertado.
Organização
- O papel da Ong. Ucamepa foi trazer para o Município a habilitação do artesão a nível nacional, além do cadastro do empreendedor em gastronomia, agregada a economia solidaria, cujo órgão do Governo responsável é a SEASTER, aqui muito bem representado pelas profissionais Dione Matos e Silvia Reis.
Neste primeiro momento a carteirinha é apenas para o artesão, quanto na área da gastronomia está sendo feito cadastro mediante documento que respalda a manipulação e comercialização dos referidos produtos.
Na ocasião Nilze agradece a toda equipe que direta e indiretamente estão envolvidas com estes evento, assim como as parcerias que estão sempre de mãos dadas com a UCAMEPA. São: Unibras; Fundação José Peres, Acarpa, Vice—Prefeito Gilvandro Andrade, SEMTEPES, e o Governo do Estado através da SEASTER.
.
Coordenadoras da SEASTER Fazendo emissão da 1ª habilitação, assim como, renovação
Comentários/elogios
- Lia Cristina veio pela primeira vez tirar a carteirinha e está otimista, pois muitas coisas vão facilitar a partir de agora, disse. – Com a carteira mais segurança e valorização teremos em nossos trabalhos. Não é a toa que ser artesã hoje existe um leque de oportunidades para expandir nossos produtos e crescer cada vez mais.
Lia agradece a oportunidade e promete incentivar outros artesãos a seguir os mesmos passos. Afirma que quanto mais artistas existirem em uma cidade mais fortalecido fica a categoria. Porque depois de 15 anos no mercado informal, só agora veio a oportunidade de tirar a carteira de artesã, graças ao trabalho incansável da d. Nilze da Ong. UCAMEPA, enfatiza.
A veterana Alvina (a mestra das bolsas), veio renovar a sua carteira pela segunda vez. Ressalta que em 2012 recebeu a primeira habilitação que a consagrou artesã de direito, tornando a profissão como principal fonte de renda sustentável. Sua especialidade, são bolsas, sacolas, carteiras (postas documentos) entre outras.
É importante ser contemplada com a Carteira Nacional do Artesão, e estar inserida no SINCAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro), que permite você expor seus produtos em todo território brasileiro. Agora para quem ainda não tem, fica mais difícil mostrar seu artesanato para o público. Cada artesão deve ter a sua (carteira). A artesã aproveitou para agradecer aos organizadores. – Gratidão a SEASTER e também a Ong. Ucamepa, na pessoa da Dona Nilze, finalizou.
Representante da Associação Cultural de Artistas e Artesãos Izabelense Edivana, reforçou que esta ação venha, de fato, fortalecer a classe, para que venha se tornar, não apenas um grupo de artesãos, mas uma equipe organizada e unida, com o objetivo principal trazer renda e referência do artesanato em nosso município. Esta é mais uma oportunidade que abre as portas para participarmos da Cop-30, que está chegando, pontuou.
-Vale ressaltar ainda, em vésperas de COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), tem como assunto principal, a questão climática. Porém o Pará, em especial Belém, deve estar preparado para receber milhares de pessoas de todo o planeta. E, é através de uma excelente apresentação, de boas-vindas, mostraremos que “a primeira impressão é a que fica”, literalmente.
Portanto temos uma diversidade de produtos, tanto na fauna, quanto na flora Amazônia que nos destaca mundialmente. E a maioria desses recurso naturais estão representados nos trabalhos artesanais, nas artes plástica, culinária, dança e a música. E assim através dos nossos artistas, o Pará será coberto com as cores, encantos e magias da Amazônia.
Publicado em 31.05.2025 texto: Tito Miranda
Publicado em 3 de junho de 2024. Texto: Tito Miranda
Santa Izabel do Pará
1ª Feira de Artesanato de Santa Izabel do Pará
Na manhã ensolarada do último domingo (2) de junho, foi marcada pela realização da 1ª Feira de Artesanato de Santa Izabel do Pará.
A Praça da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no bairro do Juazeiro foi o local escolhido. Barracas exibiam uma rica variedade de produtos, feitos a mão, por artesãos izabelenses.
Com o objetivo de angariar fundos para oficializar, de fato, a Associação dos Artesãos de Santa Izabel do Pará. A Diretoria, já escolhida e formada, em assembleia geral, vem através desse primeiro evento tornar público, a criação da referida Associação.
Esta primeira iniciativa é a prova do compromisso com a sociedade local. Difundir, valorizar a cultura local, e aguçar o comércio, além de abrir portas para novos artistas da Região Metropolitana de Belém são algumas das metas inseridas no cronograma de trabalho da Associação.
É notório. A Feira é o pontapé inicial, cuja expectativa vai além do esperado. A população ganhou a oportunidade de conhecer, de perto, diversos trabalhos, diga-se de passagem, criados com arte, e muito carinhos, por cada artesã e artesão, quando mostraram mais de cinco mil itens, como: Bolsas, capas para liquidificador, chapéus, sapatilhas de crochê, bordados em toalhas. Bijuterias, customização em sandálias, pulseiras, colares anéis, artigos para presente, além de produtos de higiene e limpeza [...] Enfim, uma gama e variedades de objetos. Verdadeiros sonho de consumo de qualquer pessoa. Pela beleza, criatividade, colorido, e claro, utilidade. Deixando muitos em dúvida, no que levar.
Mas não ficou por aí. A Associação promoveu no interior do salão paroquial vendas de comidas típicas e iguarias regionais. A começar com a decoração motivada pelo mês dos santos festeiros, promovendo danças folclóricas características da quadra junina, com: Quadrilhas juninas, dança do pássaro, desfile de miss caipira mirim, entre outras.
Para fechar com chave de ouro, foi realizado um grande sorteio de vários brindes. A cada número sorteado, ouvia-se um grito frenético de “GANHEI!!!” e, aplausos não faltaram aos sortudos. Claro! Não poderia faltar as tradicionais fotos com os convidados, participantes e associados, além da brilhosa equipe organizadora deste evento. Parabéns a todos os envolvidos. Que outros eventos viram com sucesso garantido.
Texto: Tito Miranda